Unidade 1.1 Síntese da página 60 á 80.
SOCIEDADE DA APRENDIZAGEM E O DESAFIO DE CONVERTER INFORMAÇÃO EM CONHECIMENTO
Síntese do texto de Juan Ignacio Pozo especialista em Psicologia da Aprendizagem e catedrático de Psicologia Básica na Universidade Autônoma de Madri (Espanha).
Vivemos em uma sociedade de aprendizagem, na qual cada vez mais se aprende mais e cada vez mais se fracassa na tentativa de aprender.
Isso nos faz pensar sobre como estamos conduzindo nossas crianças ao conhecimento. Vivemos numa era de informação e fracassos na aprendizagem segundo as estatísticas educacionais. Estamos lidando com muita informação, com diversas tecnologias, porém é visível que as crianças e os adultos não conseguem interpretá-las. Temos acesso às informações muito rápidas, tanto individuais quanto coletivas. Mas com tanta informação, é preciso ter competência cognitiva para adquirir ter um olhar crítico, sobre tudo que é possível achar e ler, principalmente navegando na internet. Hoje, o mercado de trabalho busca um ser pensante, crítico... E isso só se constrói com muita leitura e interpretação tornando conhecimento verdadeiro e ordenado. Para que isso aconteça precisamos concretizar algumas competências para a gestão do conhecimento. São elas: Competências para a aquisição de informação; Competências para a interpretação da informação; Competências para a análise da informação; Competências para a compreensão da informação; Competências para a comunicação da informação.
Quando a postura dos professores e dos alunos mudar em relação ao currículo e ao processo ensino aprendizagem, aí sim teremos uma nova cultura com muito mais sucesso e aberta ao conhecimento.
TEXTO: ENTREVISTA COM ANTONIO NÓVOA-MATRIZES CURRICULARES
Em entrevista para o Portal Salto para o Futuro, Antonio Nóvoa comenta que ser professor na atualidade, é mais complexo do que foi no passado. Esta complexidade deriva da dificuldade que a sociedade tem de saber pra que quer a escola e quais os objetivos da mesma. Outro questionamento é sobre a formação dos professores e o papel da escola nessa formação. Para ele a formação do professor deve ser contínua, centrada na escola e no próprio professor. Outra questão é que competências são necessárias para a prática do professor? Ele resume e valoriza duas competências: a primeira de organização. O professor é um organizador de aprendizagens, via meios informáticos. A segunda é a competência relacionada com a compreensão do conhecimento, o professor detém e compreende um determinado conhecimento e é capaz de reelaborá-lo e ensinar a um grupo de alunos. O quarto questionamento diz respeito ao professor pesquisador. Este professor reflete sobre a sua prática, elabora em cima dessas pratica de acordo com a realidade do aluno. O quinto questionamento faz referência ao que a sociedade espera dos professores, e em contra partida o que o sistema deve oferecer aos professores para que isso aconteça? Acontece que, certa coisa não se podem assegurar que existam na sociedade, temos tendência a projetá-las para dentro da escola e a sobrecarregar os professores com um excesso de missões. Os professores devem exigir duas coisas absolutamente essenciais, como por exemplo: Um ambiente calmo, tranqüilo e condições de dignidade profissional. Também ressalta que os professores precisam se organizar coletivamente e que dêem continuidade na formação continuada.
APRENDIZAGEM CONTINUADA AO LONGO DA VIDA, DE JOSÉ ARMANDO VALENTE.
Dois pontos chamaram a atenção nesse texto: A construção do conhecimento pelo aluno e aprendizagem continuada ao longo da vida.
Nele o autor esclarece e abre os olhos das pessoas que acreditam que a escola da forma como ensina não repassará todo o conhecimento que um profissional necessita. Também explica que o desenvolvimento humano o conhecimento e a aprendizagem, sempre existiram e sempre existirão nas nossas vidas, com ou sem escola. Ressalta também que para ampliar o conceito de aprendizagem, devemos fornecer oportunidades para o aluno gerar e não só consumir conhecimento, desenvolvendo assim competências e habilidades para continuar a aprender ao longo da vida. O texto apresenta dois conceitos: Receptor-passivo que é aquele que recebe a informação sem interação, denota uma visão individualista do processo educativo e do caráter cumulativo do conhecimento, o caçador-ativo, que é aquele que sai em busca da informação ajudando o estudante no desenvolvimento de um pensamento autônomo, crítico e criativo. Os dois conceitos e buscarmos utilizá-los na nossa vida, dependendo da circunstância e do estilo de aprendizagem. Portanto, o processo de educação não pode mais ser baseado na instrução que o professor transmite ao aluno, e sim na construção do conhecimento pelo aluno e no desenvolvimento de estratégias que permitam a aprendizagem continuada ao longo da vida.
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